CHAPMAN STICK

Com uma implantação crescente ao longo dos anos, exponenciada mais recentemente com o acesso generalizado à informação que a internet proporciona, este instrumento visionado por Emmet Chapman em 1969 é, em termos histórico-musicais, o grande herdeiro de uma tradição cujos últimos casos de sucesso remontam a Adolphe Sax com a invenção do saxofone (séc XIX) e a Bartolomeo Cristofori, reconhecido como o inventor do Piano (séc XVIII). A particularidade comum a todos estes casos foi a criação de um instrumento novo, de tal versatilidade que a sua utilização se generalizou, ultrapassando todas as barreiras estéticas e de linguagem musical.

No caso específico do Chapman Stick, as possibilidades de utilização são semelhantes às do piano. É um instrumento de cordas (10 ou 12) no qual se utiliza maioritáriamente o “taping” (técnica de pressionar uma corda provocando assim a sua vibração), tem uma tecitura de 5 oitavas e meia e a possibilidade de utilizar todos os dedos de cada mão em simultâneo para emitir notas. Difere no entanto a partir daí – tem um som característico e é um instrumento de corda pressionada o que equivale a dizer que o instrumentista controla desde o início até ao fim toda a expressão sonora, utilizando todas as técnicas tradicionais destes casos: desde glissandos, vibrato, etc.

É, hoje em dia, utilizado em todos os géneros musicais: desde o repertório “clássico” até à musica pop (faz parte dos instrumentos que acompanham o cantor Peter Gabriel desde a década de 80), é também um instrumento solista de extraordinária riqueza uma vez que é possivel ao instrumentista fazer três papeis diferentes em simultâneo: Baixo, Harmonia e Melodia. Um bom exemplo mundialmente reconhecido, é o do solista Norte-americano Bob Culbertson ou, no universo do Jazz, Alphonso Johnson (é famoso o seu dueto com o guitarrista Carlos Santana).

ENGLISH

The Chapman Stick (The Stick) is an electric musical instrument devised by Emmett Chapman in the early 1970s. A member of the guitar family, the Chapman Stick usually has ten or twelve individually tuned strings and has been used on music recordings to play bass lines, melody lines, chords, or textures. Designed as a fully polyphonic chordal instrument, it can also cover several of these musical parts simultaneously.

View on Wikipedia

 

Subscreva | Subscribe